Telefone MapaComo Chegar Menu

Cadeira de escritório ergonômica


Cadeira de escritório ergonômica

Refletindo tanto no conforto como na saúde do usuário, a cadeira é uma das mobílias mais utilizadas durante o dia.

Seja no trabalho, em casa ou qualquer ambiente, inclusive, que demande a utilização de computadores, este item influencia diretamente no bem-estar, postura e também, na produtividade.

Em locais onde é necessário ficar sentado por no mínimo 8 horas por dia, é essencial a utilização de cadeiras ergonômicas, que permite uma posição adequada e agradável durante todo o tempo de ofício.

A cadeira ergonômica, além de atender aos requisitos mínimos da NR17 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, garante a prevenção de dores e lesões, que com o decorrer do tempo acabam surgindo após um longo dia de trabalho.

A possibilidade de adequar suas principais características a cada biótipo diferente dos usuários gera inúmeros benefícios nas regiões das pernas, coluna, lombar, pés, braços e ombros.

Outra grande vantagem dessa ergonomia é que os riscos de doenças como LER (Lesões Repetitivas) e Dort (Dores Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) são potencialmente reduzidos.

O que é uma cadeira ergonômica?

O que é uma cadeira ergonômica?

A cadeira ergonômica possui determinadas características que atendem as necessidades de cada parte específica do corpo relacionadas à postura, equilíbrio e comodidade.

A possibilidade de ajuste é um grande diferencial entre essas cadeiras em relação às comuns, pois através deste recurso garante uma posição adequada de acordo com as características físicas do corpo do usuário.

Seguindo o laudo da NR17, estas cadeiras estimulam uma postura correta oferecendo muito conforto.

Características

Características da cadeira ergonômica

Para identificar uma cadeira ergonômica, além da certificação da NR17, algumas características são predominantes.

Opções de ajustes, material, tamanho entre outros atributos reforçam esta qualidade ergonômica, que proporciona muito conforto, bem-estar e principalmente muita saúde.

Confira as principais:

  • Laudo ergonômico: Este documento efetiva condições mais seguras e humanizadas no ambiente de trabalho. É elaborado após uma avaliação dos riscos decorrentes a esforços físicos, repetitivos entre outros pelos funcionários.

Nas cadeiras ergonômicas é aplicado de forma bem minuciosa, por meio da análise da carga horária, biótipo dos usuários e piso do ambiente.

  • Ergonomia: A integração do indivíduo com os equipamentos, mobiliários e todo o ambiente de trabalho deve proporcionar conforto, segurança e estabilidade.

A ergonomia das cadeiras deve viabilizar uma posição em que os joelhos formem um ângulo de 90 graus com a cintura. Os pés sempre apoiados ao chão e a antebraços nos braços da cadeira.

  • Assento confortável com giro 360 graus: Liso, borda arredondada e com densidade aproximada de 40 a 65 kg/m3, o assento garante a estabilização da lombar sem pressionar o posterior da coxa, distribuindo igualmente todo o peso do corpo. A mobilidade reforçada com o giro de 360 graus facilita a interação entre os ambientes, inclusive, com os demais integrantes do espaço.
  • Suporte Lombar: O suporte da cadeira ergonômica deve ser ajustável possibilitando movimentos para frente e trás, a fim de que o encosto se adapte perfeitamente as costas do usuário. Desta maneira protege a coluna e reduz o esforço da cervical, mantendo uma postura ereta sem dificuldade.
  • Encosto Ergonômico: Também em material todo acolchoado que garante a perspiração, o encosto com design mais curvado delineia a forma da costa, se encaixando sutilmente à coluna. Alguns modelos trazem a opção de se inclinarem junto ao movimento de alongamento do usuário.
  • Regulagem de Profundidade do Encosto: Definida de acordo com as medidas das pernas do usuário, a profundidade do encosto da cadeira ergonômica permite a posição correta dos joelhos com as dobras para fora, sem pressioná-los a borda do assento.
  • Regulagem de Altura do Encosto: Assim como a profundidade, a altura do encosto deve ser ajustada seguindo as medidas do corpo do usuário. É importante que toda a lombar esteja apoiada sob o encosto e que forme o ângulo de 90 graus entre joelhos e pés.
  • Regulagem de altura e largura dos braços: A altura dos braços da cadeira acompanha a mesa de trabalho, a fim de que os braços do usuário estejam em um ângulo de 90° com o teclado do computador, entretanto, seu comprimento não pode interferir nos movimentos de aproximação à mesa, chegando a 20, 25 centímetros a partir do assento.
  • Rodízios: Os rodízios devem deslizar facilmente, assim como travar conforme acionados. Os materiais devem ser escolhidos de acordo com o piso. Os rodízios em PU são ideais para pisos frios, cerâmicos ou madeira, pois são silenciosos e não riscam. Já os de nylon são adequados para ambiente com carpete ou tapete.
  • Estabilidade: Cadeiras com cinco rodízios reforçam a estabilidade, seja pelo peso do usuário, como também pela movimentação. Esta quantidade de rodinhas redistribui toda a carga corporal igualmente garantindo equilíbrio e segurança.

Por que usar cadeira ergonômica?

Sentar é uma posição que no corpo acrescenta uma taxa de stress nas estruturas da nossa coluna. O que acaba sendo um problema muito grande, já que grande parte dos profissionais trabalham em escritórios e passam em média 8 horas por dia sentados.

Justamente por isso é essencial optar por cadeiras que possibilitem que o corpo fique posicionado de forma correta. A cadeira ergonômica é caracterizada como uma das melhores opções do mercado, isso por que ela possui um assento regulável, um encosto cuja a forma e a curvatura se adaptam ao corpo, protegendo assim, a região da lombar, e se adapta aos mais diversos ambientes.

O assento plano e sem formato, cuja a borda frontal é arredondada são outras características que tornam a cadeira ergonômica a melhor opção.

Ademais, a cadeira ergonômica possui diversos outros benefícios, como:

  • É confortável;
  • Reduz o risco de problemas no pescoço;
  • Reduz a pressão sobre seus quadris;
  • Faz o trabalho ficar mais fácil;
  • Possui um design moderno.

Outro ponto que vale ressaltar é que as cadeiras ergonômicas estimulam a criatividade nos seus afazeres, o que possibilita que a pessoa fique mais confortável para pensar em suas ideias. E muitas vezes uma cadeira com proporções diferentes pode afetar não apenas a coluna, como também o desenvolvimento das tarefas.

Portando, a cadeira ergonômica se faz indispensável para quem procura por um assento que possua inúmeros benefícios e auxilie em uma postura melhor.

Sistema de Ajuste

Sistema de Ajuste da cadeira ergonômica

Todas as cadeiras ergonômicas reguladas pela NR17 possuem sistema de ajuste, que permite adequar à altura, inclinação e ângulos de acordo com as características físicas de cada usuário.

Os sistemas variam conforme o modelo, marca e recursos da cadeira, entretanto os mais comuns são:

  • Pneumático a gás: Ajusta a altura do assento através de uma alavanca
  • L Sanfonado: Une o encosto ao assento por meio de um material sanfonado que pode inclinar conforme movimento do usuário

● Catraca: Os braços e encostos são regulados degrau por degrau, sendo que este sistema possui até 6

  • Syncron ou A-Syncron: Viabiliza um movimento sincronizado ou independente do assento e encosto
  • Relax: Inclina e reclina a cadeira
  • Back System: Ajuste da altura e inclinação do encosto em até 6 níveis

3 passos fundamentais para escolher a cadeira perfeita

3 passos fundamentais para escolher a cadeira perfeita

Alguns critérios devem ser priorizados para a escolha da cadeira ergonômica perfeita. Além de conter as características citadas acima, a cadeira deve atender normas e adequações referentes ao ambiente e usuário.

Adequar cada tipo de cadeira de acordo com a necessidade de uso é fundamental para usufruir de toda a vantagem ergonômica.

  1. Conheça a atividade onde será utilizada a cadeira

A variedade dos modelos e materiais das cadeiras ergonômicas não é por acaso. Cada versão possui uma finalidade e um alvo específico.

Essas opções são definidas conforme a carga horária de sua utilização, piso do local e instrumentos de trabalho (computadores, telefones, maquinários, entre outros).

  1. Confirme se a cadeira atende a NR17

A NR17 é a norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho, que estabelece determinados parâmetros visando melhores condições de trabalho, de acordo com as características psicológicas e fisiológicas de cada indivíduo.

Apesar de não conter selos que especificam esta característica, a cadeiras que atendem a NR17 possuem esta informação na descrição ou no próprio nome do modelo.

Mas o melhor método para saber se a cadeira é regulamentada pela NR17 é conhecendo sua norma na íntegra.

  1. Verifique se pessoas diferentes utilizarão a cadeira

A grande vantagem da cadeira ergonômica é garantir uma posição correta e confortável de cada parte específica do corpo do usuário. Devido a esta particularidade e aos diferentes biótipos dos trabalhadores, se a cadeira for disposta para mais de uma pessoa é necessário que a mesma possua ajustes de altura, encosto e profundidade, que se adequam as medidas de cada usuário.

Qual a melhor cadeira ergonômica para escritório?

As cadeiras ergonômicas são excelentes opções por que são capazes de proporcionar conforto imediato e auxiliam na postura correta. E se antes as cadeiras de escritório eram itens que não possuíam muita importância, atualmente elas são consideradas uma das peças de maior importância de um escritório ou até mesmo para pessoas que trabalham home office.

Entretanto, atualmente existe uma grande variedade de modelos de cadeiras ergonômicas, justamente por isso é essencial conhecer um pouco mais sobre para optar por um modelo que se adequada e suas necessidades. Conheça alguns deles e descubra qual a melhor cadeira ergonômica para escritório:

  • Estilo cadeira presidente: estilo parecido com a cadeira do diretor, porém acrescenta alguns benefícios extras, como encosto para cabeça reclinável, base com rodizio e ainda dispõe de regulagem de todos os componentes presentes na cadeira.
  • Estilo cadeira diretor: sendo produzida, em geral, com couro ou espuma, são cadeiras com ótima qualidade, utilizadas por membros executivos e de alto poder como CEOs. Possui assentos pneumáticos, encosto regulável com inclinação, etc.
  • Estilo cadeira executiva: esse estilo de cadeira é ideal pra equipes administrativas, como escritórios ou a chamada “área de staff” da empresa. São características dela alguns ajustes para adaptação dos usuários e boa mobilidade pois possuem rodinhas. Apresentam bom nível de conforto e ergonomia.
  • Estilo cadeira secretária: apesar de ser considerado um modelo simples, possui ótimo conforto e é geralmente indicada para usuários que não passam o dia todo sentados.

Ademais, é essencial que você se sinta confortável na cadeira e mantenha uma postura reta. Se você deseja conhecer mais ou tirar alguma dúvida não deixe de entrar em contato.

Ambientes de aplicação

Ambientes de aplicação da cadeira ergonômica

Assim como os benefícios da cadeira ergonômica, as possibilidades de sua utilização são inúmeras.

No trabalho, em auditórios, salas de espera, enfim, todo ambiente necessita deste mobiliário, que pode variar conforme as atividades e público atendido.

Com versões funcionais ou mais básicas, cada modelo é ideal para determinada atividade, entre elas, as listadas abaixo foram destacadas por conferir uma permanência mais continua na posição sentada.

  • Escritório comercial: Modelos com rotação dos rodízios são ideais para este ambiente, pois permitem mais agilidade e praticidade na locomoção. Também deve conter braços, pois estes reduzem o esforço dos punhos no momento da digitação.
  • Confecção Costura: As cadeiras para costureiras devem propiciar estabilidade e segurança. Para esta atividade, recomenda-se o uso de cadeiras sem braços, pois este recurso atrapalha o movimento das mãos e braços do profissional.

Evitar modelos com roda também garante mais firmeza, entretanto, é necessário que haja ajustes de altura e encosto.

  • Indústria: A função de ajustes de altura, encosto e assento das cadeiras de indústria permite que vários servidores a utilizem, adequando-as de acordo com suas medidas. Para este setor também não são necessárias características de braços e rodízios.
  • Frigorífico: O material das cadeiras ergonômicas de frigorífico permite uma higienização constante, sem acúmulos de resíduos ou manchas. Normalmente são produzidas em inox com assento em PEAD ou outro material que diminua o desconforto térmico. O encosto para o pé pode ser um adicional muito útil para este tipo de atividade.
  • Telemarketing/ Call Center: A longa permanência na posição sentada confere à atividade de telemarketing uma norma exclusiva da NR17. Além de todos os quesitos previstos para as cadeiras ergonômicas, as de call center devem obrigatoriamente possuir braços reguláveis, borda frontal arredondada, apoio em cinco pés com rodízio, encosto com regulagem, estofado que permita transpiração e assento liso com regulagem de altura.
  • Laboratório Químico/ Biológico: Material resistente a ácidos, de fácil limpeza, que garante a perspiração e principalmente, que se ajuste a altura dos equipamentos de microscópio, banqueta de pipetar e PC; estas são as principais exigências para uma cadeira ergonômica de laboratório.

Este modelo também não possui braços, a fim de viabilizar melhor movimento ao profissional.

  • Faculdade/ Universidade: Salas de aula, sala de professores, diretorias e auditório também necessitam de cadeiras que propiciam conforto, e logo, mais produtividade entre os alunos.

Paras as salas de aula, cadeiras com apoio para cadernos e notebooks são essenciais; já para os demais departamentos, apoio para os braços e estofamento trazem mais estabilidade. Geralmente, devido à quantidade e variedade de usuários não possuem funções de ajustes.

  • Agência de Design/ Publicidade: Para ousar da criatividade durante a criação de conteúdos, o ambiente de trabalho precisa ser inspirador e aconchegante. Aliar estilo ao conforto fica fácil através da variação de modelos das cadeiras ergonômicas.

Para este setor, além da regulagem de altura, encosto, também são necessários braços para trazer mais estabilidade durante o uso do computador e rodízio com giros, que facilita no atendimento ao cliente.

  • Lan House/ Games: O lazer também requer mais comodidade. Algumas pessoas passam mais horas sentadas devido aos meios de entretenimento do que no próprio trabalho, por exemplo.

Para que esse momento de lazer não prejudique a postura e continue sendo uma oportunidade de bem-estar, utilizar cadeiras acolchoadas com materiais que viabilizam a transpiração, inclusive, adaptar a altura do assento vão ajudar muito no desempenho destas atividades. Os braços e rodízios são opcionais, neste caso.

  • Escritório de engenharia/ Arquitetura: As cadeiras ergonômicas para engenharia e arquitetura além dos ajustes básicos de altura e encosto contêm adequações nos braços, que facilitam a movimentação até a mesa para trabalhos manuais ou apoio durante o uso do PC. Os rodízios também reforçam o atendimento e integração com outras pessoas.
  • Advocacia: Tanto o profissional, quanto aos clientes necessitam estar bem acomodados para que a conversa flua e os objetivos sejam atingidos. Nesta hora, o conforto do atendimento transmite uma sensação de mais atenção e cuidado com o cliente. Cadeiras com materiais mais macios, apoio para os braços e rodízios são as indicadas.
  • RH: Assim como no item anterior, o RH é um ambiente que recebe diversas pessoas para atendimento. Transmitir aconchego e segurança neste local reflete na imagem de como esta empresa ou instituição lida com seu público interno. Para os servidores, cadeiras ajustáveis com apoio nos braços e rodízios são ideias. Já para receber os demais visitantes, estes itens são dispensados, entretanto, o material deve ser pelo menos revestido com acolchoado.
  • Clínica Médica/ Hospitalar: Devido à constante esterilização deste ambiente, o material das cadeiras ergonômicas para saúde deve ser impermeáveis, de fácil limpeza e resistentes. O braço e rodízio facilitam o atendimento e acesso ao PC.
  • Banco: O acesso aos diversos papéis, documentos e instrumentos como o computador, calculadores e etc; exigem deste setor cadeiras com rodízios seguros e ágeis.

Assentos acolchoados e com bordas arredondadas propiciam mais conforto para quem ficará horas sentado durante o atendimento aos clientes. Para o público, providenciar cadeiras com estofados também remete a valorização de cada pessoa perante aquela instituição.

  • TI: Lidar com informática e acessar computadores por horas a fio exige muita concentração e uma boa postura; para isso cadeiras com encostos que se inclinam, altura adequada à mesa do PC e apoio para os braços são fundamentais.

Compre sua cadeira ergonômica! Entregamos para todo Brasil!

Compre sua cadeira ergonômica

Com designs modernos, materiais de qualidade e opções específicas para as mais variadas atividades e ambientes, as cadeiras ergonômicas da Ergomaisaliam as exigências da NR17 com as preferências de cada cliente.

A variedade em modelos possibilita a abrangência da marca para qualquer público ou setor.

Com versões completas em ergonomia contendo ajustes na altura, encosto, profundidade, apoio aos braços, pés, rotação e rodízios; como também, opções mais básicas, porém repletas de conforto e tecnologia, a Ergomaisoferece mais que cadeiras, oferece saúde!

A cadeira ergonômica certa além de reduzir o risco de lesões, dores e má postura, também potencializa a produtividade, afinal, sem qualquer tipo de incômodo, o trabalhador exercerá sua função com mais motivação e empenho.

Priorizar o local que passamos a maior parte do dia é mais que uma escolha, é uma necessidade. Os inúmeros benefícios psicofisiológicos de um ambiente ergonômico são confirmados pela NR17.

Aprimorando as condições de trabalho ou atendimento, o resultado não poderá ser outro além do sucesso e satisfação.

Conheça melhor nossos modelos de Cadeira de escritório ergonômica

Cadeira de escritório ergonômica

Você encontra as melhores opções de Cadeira de escritório ergonômica na Ergomais, sendo elas, os principais produtos de toda a nossa extensa linha de produtos ergonômicos.

Os modelos de cadeiras de escritório da Ergomais:

Conheça alguns dos modelos de Cadeira de escritório ergonômica da Ergomais, mas não deixe de acessar o nosso site e conhecer a linha completa de produtos e, inclusive, todos os nossos modelos de Cadeira de escritório ergonômica:

  • Cadeira Ergonômica Escritório Diretor: esta linha de Cadeira de escritório ergonômica foi desenvolvida para ambientes de trabalho que exigem alta produtividade e conforto. Possui saliência no encosto, que mantém a curvatura natural da região lombar, sendo uma cadeira robusta e imponente. Fabricada em chapa de aço com espessura 3mm, ela possui 2 alavancas de regulagem, sendo 01 para regulagem de inclinação do encosto (contato permanente da lombar) e 01 para regulagem de altura do assento. Com catraca automática para regulagem de altura do encosto, conta com uma flange nacional produzida em aço de espessura 2,25mm e possui selo do INMETRO.
  • Cadeira Ergonômica Escritório Stylus Alta: esta linha de Cadeira de escritório ergonômica foi desenvolvida para ambientes de trabalho que exigem alta produtividade e conforto. Possui saliência no encosto, que mantém a curvatura natural da região lombar e estão disponíveis em três tamanhos diferenciados: alta, média e baixa. Fabricada em chapa de aço com espessura 3mm, possui 2 alavancas de regulagem, sendo 01 para regulagem de inclinação do encosto (contato permanente da lombar) e 01 para regulagem de altura do assento. Com catraca automática para regulagem de altura do encosto, cota com flange nacional produzida em aço de espessura 2,25mm e possui selo do INMETRO.
  • Cadeira Ergonômica Escritório Stylus Média: Esta linha de cadeiras foi desenvolvida para ambientes de trabalho que exigem alta produtividade e conforto. Possui saliência no encosto, que mantém a curvatura natural da região lombar. Estão disponíveis em três tamanhos diferenciados: alta, média e baixa, para que você escolha a Cadeira de escritório ergonômicamais adequada para a sua necessidade.
  • Cadeira Ergonômica Escritório Stylus Baixa: Esta linha de cadeiras foi desenvolvida para ambientes de trabalho que exigem alta produtividade e conforto. Possui saliência no encosto, que mantém a curvatura natural da região lombar. Estão disponíveis em três tamanhos diferenciados: alta, média e baixa, para que você escolha a Cadeira de escritório ergonômicamais adequada para a sua necessidade.

Adquira já!

Entre em contato conosco e escolha já a sua Cadeira de escritório ergonômica! Escolha os produtos ergonômicos da Ergomais e opte por maior qualidade de vida, saúde e bem-estar no seu trabalho ou em sua casa! Converse com a nossa equipe especializada e tire todas as suas dúvidas!

Galeria

Regiões de atendimento Ergomais

Região Central

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque

Zona Norte

  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros

Zona Oeste

  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia

Zona Sul

  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana

Zona Leste

  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente

Grande São Paulo

  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã

Litoral de São Paulo

  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Norte

  • Acre AC - Rio Branco
  • Amapá AP - Macapá
  • Amazonas AM - Manaus
  • Pará PA - Belém
  • Rondônia RO - Porto Velho
  • Roraima RR - Boa Vista
  • Tocantins TO - Palmas

Nordeste

  • Alagoas AL - Maceió
  • Bahia BA - Salvador
  • Ceará CE - Fortaleza
  • Maranhão MA - São Luís
  • Paraíba PB - João Pessoa
  • Pernambuco PE - Recife
  • Piauí PI - Teresina
  • Rio Grande do Norte RN - Natal
  • Sergipe SE - Aracaju

Centro-Oeste

  • Distrito Federal DF - Brasília
  • Goiás GO - Goiânia
  • Mato Grosso MT - Cuiabá
  • Mato Grosso do Sul MS - Campo Grande

Sudeste

  • Espírito Santo ES - Vitória
  • Minas Gerais MG - Belo Horizonte
  • Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro
  • São Paulo SP - São Paulo

Sul

  • Paraná PR - Curitiba
  • Rio Grande do Sul RS - Porto Alegre
  • Santa Catarina SC - Florianópolis