Ergonomia para operadores de Check out (caixa de supermercado)

Ergonomia para operadores de Check out (caixa de supermercado)

A evolução do trabalho passou por muitas mudanças, e ainda tem passado, conforme a evolução da tecnologia e das leis brasileiras. Com isso, a legislação brasileira passou a normatizar critérios específicos de atividades, no ambiente das atividades laborais.

Este artigo visa demonstrar os parâmetros e diretrizes para garantir a saúde do trabalhador no campo de suas atividades laborais, segundo a NR-17 em seu anexo I, sobre as atividades operacionais de operadores de check out. 1.1. Esta Norma tem o objetivo de estabelecer parâmetros e diretrizes mínimas para adequação das condições de trabalho dos operadores de checkout, visando à prevenção dos problemas de saúde e segurança relacionados ao trabalho. Esta Norma aplica-se aos empregadores que desenvolvam atividade comercial utilizando sistema de auto-serviço e checkout, como supermercados, hipermercados e comércio atacadista.

 

Do posto de trabalho e a relação do mobiliário

O anexo 1 aborda que o mobiliário dos trabalhadores deve ter uma distância e altura adequada para os profissionais de caixas de supermercado de forma ergonômica, para assim não prejudicar a saúde dos trabalhadores. Essa altura e distância devem ser:  

  • atender às características antropométricas de 90% dos trabalhadores, respeitando os alcances dos membros e da visão, ou seja, compatibilizando as áreas de visão com a manipulação;

  • assegurar a postura para o trabalho na posição sentada e em pé, e as posições confortáveis dos membros superiores e inferiores, nessas duas situações;

  • respeitar os ângulos limites e trajetórias naturais dos movimentos, durante a execução das tarefas, evitando a flexão e a torção do tronco;

  • manter uma cadeira de trabalho com assento e encosto para apoio lombar, com estofamento de densidade adequada, ajustáveis à estatura do trabalhador e à natureza da tarefa;

  •    colocar apoio para os pés, independente da cadeira;

  • Adotar, em cada posto de trabalho, sistema com esteira eletromecânica para facilitar a movimentação de mercadorias nos checkouts com comprimento de 2,70 metros ou mais. 

Da relação dos equipamentos e as atividades

 

Os equipamentos ou ferramentas utilizadas pelos operadores de Check out durante suas jornadas de trabalhos, precisam sempre estar em condições adequadas para o seu uso, sempre na visão do operador, de forma que ajude a movimentação sem que haja excesso de força ou pressão corporal, além disso, devem possuir um sistema contra acidentes de trabalho, sendo regulamentada pela a normas regulamentadoras.  

Como mencionada acima, deve-se evitar a força física em excesso dos operadores de Check out- caixa de supermercado, o empregador-empresa devem sempre atuar para a ergonomia com equipamentos que facilitem as atividades dos operadores, verificando os produtos, como os pesos das embalagens, disponibilizando os devidos equipamentos para o operador evitando a sobrecarga de pesos das mercadorias.   

A ergonomia de check out, tem equipamentos de trabalho que melhore o desempenho dos trabalhadores como: cadeiras ergonômicas, apoio de pé e entre outros, todos fabricados com regulagem de altura, para esses profissionais, com medições especializadas

 

Da relação com a NR-17 

O principal objetivo da ergonomia é adequar o ambiente de trabalho ao profissional para seu ambiente de trabalho de maneira segura e eficiente, garantindo conforto, a ergonomia se utiliza de três aspectos, o físico, cognitivo e organizacional.

Para operadores de Check out- caixa de supermercado o aspecto da ergonomia se encaixa na física,  psicológica e cognitiva que tem o objetivo de ajudar na postura, com movimentos repetitivos, lesões musculares, referentes ao trabalho.

A NR-17, é uma norma regulamentadora que previne problemas de saúde voltado ao campo de trabalho, seguindo direções ergonômicas ditadas pelo MTPS. Que são: levantamento, transporte e descarga de materiais, o mobiliário, equipamentos, condições de ambiente de trabalho e organização.

 

Produtos Ergonômicos para operadores de Check out (caixa de supermercado)

A Ergomais tem produtos ergonômicos para operadores de Check out -caixa de supermercado que são:

  •    As Cadeiras Ergomais Standart Check Out (Supermercado): possuem alta resistência e durabilidade, são estofadas e possuem saliência no encosto para manter a curvatura natural da região lombar da coluna, que proporciona maior conforto para o usuário que possui longas jornadas de trabalho em linha de produção de confecção, aumentando a produtividade.

  •  Apoio para os pés Modelo 3 alturas: em aço de alta resistência, corrige a postura sentada, apoiando as costas corretamente.

   Apoio para os pés Modelo 8 alturas: é feito em aço de alta resistência, corrige a postura sentada, apoiando as costas de forma corretamente.

 

Navegue em nosso site e saiba mais, ou acompanhe-nos nas redes sociais facebookinstagram e linkedin.