O que são Cadeiras Antiestática (ESD)?

Primeiramente devemos estabelecer que, a NR-17 aborda sobre a regulamentação do posto de trabalho no campo da ergonomia em diversos setores de trabalho. O objetivo da Norma Regulamentadora – NR-17 visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.

As cadeiras antiestáticas, também conhecidas como ESD(Electrostatic Discharge, descarga eletrostática), são desenvolvidas para profissionais que trabalham em empresas que exigem o controle da eletricidade  com eletrostática, por exemplo, trabalhadores de linha de produção de fabricação/manutenção de aparelhos eletrônicos.

A cadeira antiestática através de seu revestimento ESD e aterramento, é capaz de evitar descargas eletrostáticas, ou seja, o revestimento e o aterramento dissipam a estática do corpo e dos objetos, uma descarga eletrostática pode danificar componentes elétricos, como discos rígidos de computador, e até mesmo incendiar líquidos e gases inflamáveis.

Como funciona a cadeira antiestática enquanto os profissionais a utilizam?

Com um dos melhores revestimentos, a cadeira antiestática auxilia na proteção dos equipamentos eletrônicos, neutralizando a eletricidade estática. Não deixando que a estática do corpo do operador crie uma descarga eletrostática e interfira nos componentes eletrônicos, essa estática através do revestimento da cadeira é conduzida até a base de aterramento no rodízio e é dissipada no piso.

A cadeira também oferece total conforto ao trabalhador, com todos os ajustes e regulagens exigidas pela NR-17 ajudando na postura, e evita dores ou doenças futuras.

Confira alguns modelos de cadeiras antiestáticas da Ergomais

  • Cadeira Stylus alta, média e baixa ESD: possuem modelos com tamanhos de alta, média e baixa, desenvolvidas especialmente para a indústria eletroeletrônica, possuem alta resistência e durabilidade, são estofadas e possuem saliência no encosto para manter a curvatura natural da região lombar da coluna, que proporciona maior conforto para o usuário que possui longas jornadas de trabalho na posição sentada, aumentando a produtividade.

  • Cadeira ergonômica standart ESD: fabricado com em espuma injetada de alta resistência tipo ecológica, isenta de CFC (clorofluorcarbono), com densidade 45 a 55 kg/cm3. Capas em PP de alta resistência ao impacto pelo sistema de injeção termoplástica. Desenvolvidas especialmente para a indústria eletroeletrônica, possuem alta resistência e durabilidade, são estofadas e possuem saliência no encosto para manter a curvatura natural da região lombar da coluna, que proporciona maior conforto para o usuário que possui longas jornadas de trabalho na posição sentada, aumentando a produtividade.

Agora você já sabe o que são as cadeiras ESD, como elas funcionam e quais seus modelos. É só escolher o modelo ideal para a sua empresa. .

Navegue em nosso site e saiba mais, ou acompanhe-nos nas redes sociais facebookinstagram e linkedin.