Quina viva e ergonomia no escritório

Cuidando dos punhos

 Sabe-se que muitos trabalhadores que atuam em escritórios passam suas jornadas de trabalho em frente ao computador digitando e utilizando o mouse. Com a tecnologia a nosso favor e a facilidade em usar os computadores é excelente, porém devemos ter cuidado com a saúde de nossos membros superiores.

Ao cuidar dos membros superiores, como os apoios de braços ou apoio para antebraço, deve-se ter o cuidado com a postura, utilizando cadeiras ergonômicas para se sente-se confortável e ter uma postura adequada.

Trabalhar em frente ao computador, é necessário apoiar os braços na cadeira, fazendo isso, os cotovelos não ficam abaixo da linha dos pulsos. Desse modo, você utilizará todo o braço para manusear o teclado e mouse, e os pulsos também não podem ficar abaixo da linha dos dedos.

O que é a síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel carpo é uma patologia, onde ocorre a diminuição do tamanho do túnel do carpo e a compreensão do nervo mediano. Isso ocorre quando os tecidos que rodeiam os tendões flexores no punho- bainhas sinoviais inflamam, provocando um inchaço que exerce pressão sobre o nervo mediano. E esse nervo se localiza entre a mão e o antebraço.

As causas da síndrome do túnel do carpo

A estrutura do punho onde os nervos chegam até a mão é chamada de túnel carpal, esse túnel é estreito, de forma que qualquer edema pode achatar o nervo e causar dores, dormência, formigamento ou fraqueza, essas são as principais causas.  

Há também pela (LER) lesão por esforço repetitivo, ao trabalhar em frente ao computador, fazemos muitos esforços repetitivos, como digitar, e mexer no mouse.

Alguns dos principais sintomas da síndrome

Os principais sintomas são:

  • Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos;

  • Dormência ou formigamento da palma da mão Dor que se estende até o cotovelo

  • Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados;

  •  Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos;

  • Fraqueza em uma ou ambas as mãos.

Como prevenir?

  • evitar esforços mesmo que leves, contínuos por mais de 50 minutos ininterruptos;

  • evitar compressão;

  • evitar posturas não-neutras a nível do punho (hiperextensões ou hiperflexões);

  • alternar, entre as duas mãos, os movimentos associados à realização das tarefas;

  • fazer pausas periódicas no movimento em questão, diminuindo a repetibilidade; e

  • utilizar produtos e materiais ergonômicos, como por exemplo, a quebra quina que é um apoio de braço ergonômico.

Segue abaixo alguns dos produtos ergonômicos que podem te ajudar a ter conforto, trabalhando no escritório e prevenindo doenças futuras.

 Produtos ergonômicos quebra quina - apoio de braço

  •  Quebra-quina (apoio para braço): ergonômico voltado para superfícies com quina viva, reduzindo a compressão dos braços e cotovelos, auxiliando na circulação sanguínea correta dos membros e prevenindo possíveis lesões que podem se agravar com o tempo.

  • Apoio de punho em P.U Integral Skin: protege e dá apoio aos punhos e evita lesões musculares por esforços repetitivos (LER). Facilita a digitação tornando mais confortável. 

  • Apoio para punho P.U com encaixe:  protege e dá apoio aos punhos e evita lesões musculares por esforços repetitivos (LER). Fabricado em P.U (poliuretano) com acabamento em integral skin. Possui encaixe para mousepad.

  • Mousepad Click: MousePad com apoio ergonômico em P.U. Integral Skin, injetado em uma só peça, cor preta. Ideal para alinhar o punho durante a digitação, prevenindo lesões no punho por esforço repetitivo.

 

Por fim, é muito importante estar atento ao nosso corpo, sintomas e dores, utilizando no ambiente de trabalho equipamentos adequados, como produtos ergonômicos, onde ajudará a prevenir diversos fatores voltados a doenças e ter conforto no ambiente de trabalho.